BMW inicia produção de sistemas de célula de combustível em 2028
Polo tecnológico de Landshut também fornecerá componentes
A planta da BMW em Steyr iniciará em 2028 a produção em série da terceira geração de sistemas de célula de combustível, enquanto os centros de Munique e Steyr já desenvolvem protótipos. Componentes-chave virão de Landshut, incluindo o BMW Energy Master, que gerencia a energia (400–800 V) e integra dados da bateria de alta voltagem.
Principais avanços da 3ª geração
De acordo com a BMW, o design mais compacto proporciona uma redução de 25% no espaço ocupado. A terceira geração conta com maior densidade de potência e integração facilitada em futuras arquiteturas de veículos, além de aprimoramentos na eficiência, com componentes otimizados e maior autonomia com menor consumo.
Histórico e colaboração
A 1ª geração (2014) foi fornecida integralmente pela Toyota; a 2ª (BMW iX5 Hydrogen) usou células Toyota com sistema desenvolvido pela BMW. A 3ª geração é fruto do desenvolvimento entre BMW–Toyota, permitindo aplicações tanto em carros de passeio quanto comerciais, porém, desta vez, a BMW desenvolveu o sistema completo de célula de combsutível, enquanto as células individuais são fornecidas pela Toyota.
Produção e validação
Os protótipos atuais validam montagem, testes, industrialização e qualidade. A planta de Steyr está sendo adaptada com novos bancos de teste e linhas produtivas. Landshut fabricará a carcaça, placa de pressão e o Energy Master específico para hidrogênio, com protótipos previstos para 2026.
A reação eletroquímica do sistema combina hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade, alimentando o motor elétrico, com emissões zero e padrão de segurança BMW.
Fonte: O mecânico