Honda revela nova geração do seu módulo de célula de combustível
Com a missão de substituir o módulo de célula de combustível usado atualmente, feito em parceria com a GM, a Honda apresentou a nova geração da tecnologia criada de maneira independente. O novo módulo entrega até 150 kW (204 cv), e pode ser utilizado em aplicações de veículos leves e comerciais, geradores estacionários e maquinário de construção.
O módulo de célula de combustível funciona convertendo a energia química do hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação química com o oxigênio. Isso ocorre dentro da célula, que é composta por um ânodo, um cátodo e um eletrólito. No ânodo, o hidrogênio é separado em prótons e elétrons, com os prótons atravessando o eletrólito até o cátodo, enquanto os elétrons percorrem um circuito externo, gerando corrente elétrica para ser utilizada pelo veículo, por exemplo. Nessa reação, o único produto gerado é água, sendo considerada uma energia limpa.
Aplicação como gerador estático do novo módulo de célula de combustível
Segundo a Honda, o custo de produção diminuiu pela metade, enquanto o módulo de célula de combustível teve o tamanho reduzido em mais de três vezes, mas com densidade enérgica superior ao dobro da tecnologia anterior. Essas características aumentam a flexibilidade de instalação do componente em aplicações diversas.
Atualmente, a Honda vende no mercado norte americano o CRV eFCEV, que utiliza o módulo de célula de combustível da geração anterior. Esse sistema entrega 174 cv e 31,6 kgfm, com autonomia de 432 km no hidrogênio, além de ser possível carregá-lo na tomada. Segundo a fabricante, a previsão de produção em massa do novo módulo está prevista para 2026.
Fonte: O Mecânico